O mês de prevenção ao Câncer de Mama terá programação especial, aberta ao público, a partir desta terça-feira, no Shopping Pelotas. A promoção do evento é da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), que conta com uma série de parceiros nas ações que serão desenvolvidas numa extensa e diversificada. As atividades, totalmente gratuitas, seguem até dia 31 deste mês.
O espaço Outubro Rosa da Aapecan está localizado ao lado das Lojas Americanas para receber usuários e a população em geral, acolher, informar e esclarecer dúvidas sobre uma das doenças que, somente no Rio Grande do Sul, atinge mais de 3,5 mil mulheres a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mas que pode ser diagnosticada precocemente e tratada com maior chance de cura.


Entre as ações previstas para essa semana estão atendimentos terapêuticos de Reiki, exposição fotográfica e, no fim de semana, atividades do grupo Ginecologicamente Falando da Faculdade de Medicina da UFPel.
Exposição Fotográfica


Uma das ações para sensibilizar o público será através da arte, a tradicional exposição fotográfica realizada anualmente pela Associação alusiva à campanha, traz fotografias de usuários que estão ou já passaram pelo tratamento do câncer de mama.
A mostra, com cinco imagens, retrata também a vivência de um usuário masculino, alertando que esse público também pode ser diagnosticado com a doença. “Geralmente, são só as mulheres que participam das fotografias, mas neste ano temos também um homem, mostrando que para o sexo masculino também é importante realizar os exames e dar atenção à prevenção, embora a incidência do câncer de mama em homens seja muito menor”, explica a psicóloga da unidade Pelotas, Mariana Aires. As fotografias são da artista Laura Cruz. Além de todas as atividades de conscientização, a Aapecan estará com um espaço kids para que as famílias possam levar as crianças e oferecerá a venda da camiseta da instituição pelo valor de R$39,90, a arrecadação é revertida em benefícios aos usuários cadastrados na Associação. As atividades são gratuitas, mas o público também é incentivado a doar um quilo de alimento não perecível.