Por Redação
Entre esta quarta-feira (4) e sexta-feira (6), a Estação Experimental Cascata (EEC) em Pelotas (RS) sediará o Agroecologia 2024, um evento que reúne diversas iniciativas voltadas para o fortalecimento dos sistemas agroalimentares e a promoção da sustentabilidade. O evento, realizado pela Embrapa em parceria com a Emater/RS-Ascar, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e outras organizações, destaca a Agroecologia como uma estratégia essencial para a resiliência no campo, buscando soluções para a crise climática e valorizando a Agricultura Familiar.

A programação inclui o 19° Dia de Campo da Agroecologia, a 3ª Feira da Agroecologia, a 2ª Ciranda Agroecológica, uma mostra e troca de sementes crioulas, uma exposição de máquinas para a Agricultura Familiar e um espaço cultural. O evento visa promover a troca de experiências entre agricultores, técnicos e especialistas, além de demonstrar práticas inovadoras no setor agroalimentar.
João Carlos Costa Gomes, coordenador técnico da EEC, explicou que o objetivo do evento é ressaltar a importância da Agroecologia não apenas como um modelo de produção, mas como uma estratégia de conexão entre as pessoas, seus territórios, culturas e saberes. “A Agroecologia busca melhorar a qualidade de vida e promover uma articulação harmônica entre sociedade e natureza”, afirmou.
A programação completa pode ser acessada no site da Embrapa.