Por Álvaro Guimarães
Faltando três dias para o segundo turno das eleições para prefeito de Pelotas às candidaturas de Fernando Marroni (PT) e de Marciano Perondi (PL) movimentaram, somadas, R$ 3,1 milhões, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A campanha do Partido dos Trabalhadores foi aquela que recebeu mais recursos até agora: R$ 1,8 milhão. A maior fatia, R$ 1,4 milhão que equivale a 77% da arrecadação total, veio da direção nacional do PT. O diretório nacional do PSol entrou com R$ 178,9 mil (9,5%) e o diretório estadual do PT com outros R$ 223,4 mil (11,8%) e o diretório estadual do PSol com outros R$ 22 mil. Até a última prestação de contas apresentada em 18/10, a campanha de Marroni havia recebido apenas uma doação através de CPF. O valor de R$ 1,4 mil foi doado por Ângela Moreira Vitória.
A campanha do Partido Liberal recebeu R$ 1,2 milhão, sendo a maior parte R$ 1,1 milhão ou 86,3% doada pela direção nacional. Ao contrário do adversário, no entanto, Perondi recebeu 45 doações de pessoas físicas que variam de R$ 35 mil até R$ 1,00 e entre os quais figura o próprio candidato. A maior parte das doações aconteceu neste segundo turno. Os cinco maiores doadores da campanha de Perondi são:
- Dilnei Sander Portantiolo – R$ 35 mil
- Marciano Perondi – R$ 21 mil
- Eduardo Define – R$ 20 mil
- Pedro Henrique Kappaun Brair – R$ 20 mil
- Rafael da Cunha Jouglard – R$ 20 mil
Contas a pagar: propaganda na tv e internet puxa os gastos
Se por um lado as campanhas arrecadam muito, por outro os gastos não cessam até acabar a eleição. O relatório das duas campanhas aponta os gastos com produção de vídeos, produção de materiais de propaganda e impulsionamento de conteúdos em redes sociais como as principais despesas até agora.
A campanha Marroni e Dani já gastou R$ 1,1 milhão, o equivalente a 61% do total arrecadado. Veja quais são as cinco maiores despesas da campanha do PT:
- Urissane Comunicação Ltda – Produção de programas de rádio, televisão e vídeos – R$ 200 mil
- Gráfica Lajeadense Ltda – Produção de propaganda impressa – R$ 188,4 mil
- Félix, Floriano, Rondon e Ribeiro Advogados Associados – Assistência Jurídica – R$ 128,6 mil
- Wind Bandeiras Ltda – bandeiras e windbanners – R$ 113 mil
- Adyen do Brasil Instituição de Pagamento – Impulsionamento em rede social – R$ 60 mil
A campanha Perondi e Adriane gastou R$ 668 mil, o que equivale a 50% do valor arrecadado. Veja quais são as cinco maiores despesas da campanha do PL:
- Facebook do Brasil – Impulsionamento de conteúdos de redes sociais – R$ 77,6 mil
- Gráfica e Editora Comunicação Impressa Ltda – produção de materiais impressos – R$ 76,4 mil
- Lucas Gayer da Silva – produção de programas de tv, rádio e vídeos – R$ 76 mil
- Eva Franciele de Souza Pereira – realização de pesquisas e testes eleitorais – R$ 48 mil
- Reinaldo Quatro.4 Ltda – produção de bandeiras e wind banners
Os dados sobre as receitas e despesas das campanhas eleitorais são públicos e a lista completa dos doadores e prestadors de serviços de cada uma das candidaturas pode ser acessada aqui: