O Portal de Notícias da cidade de Pelotas

|

 25 de abril de 2025

O Portal de Notícias da cidade de Pelotas

 25 de abril de 2025
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Compartilhe essa notícia:

Campanhas para prefeito já movimentaram R$ 3,1 milhões

Marroni recebeu mais verbas partidárias e Perondi mais doações de pessoas físicas

Por Álvaro Guimarães

Faltando três dias para o segundo turno das eleições para prefeito de Pelotas às candidaturas de Fernando Marroni (PT) e de Marciano Perondi (PL) movimentaram, somadas, R$ 3,1 milhões, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 


O texto continua após o anúncio


P U B L I C I D A D E




A campanha do Partido dos Trabalhadores foi aquela que recebeu mais recursos até agora: R$ 1,8 milhão. A maior fatia, R$ 1,4 milhão que equivale a 77% da arrecadação total, veio da direção nacional do PT. O diretório nacional do PSol entrou com R$ 178,9 mil (9,5%) e o diretório estadual do PT com outros R$ 223,4 mil (11,8%) e o diretório estadual do PSol com outros R$ 22 mil. Até a última prestação de contas apresentada em 18/10, a campanha de Marroni havia recebido apenas uma doação através de CPF. O valor de R$ 1,4 mil foi doado por Ângela Moreira Vitória. 

A campanha do Partido Liberal recebeu R$ 1,2 milhão, sendo a maior parte R$ 1,1 milhão ou 86,3% doada pela direção nacional. Ao contrário do adversário, no entanto, Perondi recebeu 45 doações de pessoas físicas que variam de R$ 35 mil até R$ 1,00 e entre os quais figura o próprio candidato. A maior parte das doações aconteceu neste segundo turno. Os cinco maiores doadores da campanha de Perondi são: 

  • Dilnei Sander Portantiolo – R$ 35 mil
  • Marciano Perondi – R$ 21 mil
  • Eduardo Define – R$ 20 mil
  • Pedro Henrique Kappaun Brair – R$ 20 mil
  • Rafael da Cunha Jouglard – R$ 20 mil

Contas a pagar: propaganda na tv e internet puxa os gastos

Se por um lado as campanhas arrecadam muito, por outro os gastos não cessam até acabar a eleição. O relatório das duas campanhas aponta os gastos com produção de vídeos, produção de materiais de propaganda e impulsionamento de conteúdos em redes sociais como as principais despesas até agora.

A campanha Marroni e Dani já gastou R$ 1,1 milhão, o equivalente a 61% do total arrecadado. Veja quais são as cinco maiores despesas da campanha do PT: 

  • Urissane Comunicação Ltda – Produção de programas de rádio, televisão e vídeos – R$ 200 mil
  • Gráfica Lajeadense Ltda – Produção de propaganda impressa – R$ 188,4 mil
  • Félix, Floriano, Rondon e Ribeiro Advogados Associados – Assistência Jurídica – R$ 128,6 mil
  • Wind Bandeiras Ltda – bandeiras e windbanners – R$ 113 mil
  • Adyen do Brasil Instituição de Pagamento – Impulsionamento em rede social – R$ 60 mil

A campanha Perondi e Adriane gastou R$ 668 mil, o que equivale a 50% do valor arrecadado. Veja quais são as cinco maiores despesas da campanha do PL: 

  • Facebook do Brasil – Impulsionamento de conteúdos de redes sociais – R$ 77,6 mil
  • Gráfica e Editora Comunicação Impressa Ltda – produção de materiais impressos – R$ 76,4 mil
  • Lucas Gayer da Silva – produção de programas de tv, rádio e vídeos – R$ 76 mil
  • Eva Franciele de Souza Pereira – realização de pesquisas e testes eleitorais – R$ 48 mil
  • Reinaldo Quatro.4 Ltda – produção de bandeiras e wind banners

Os dados sobre as receitas e despesas das campanhas eleitorais são públicos e a lista completa dos doadores e prestadors de serviços de cada uma das candidaturas pode ser acessada aqui:

Candidato Fernando Marroni

Candidato Marciano Perondi

Compartilhe essa notícia: