Um novo ciclone extratropical se forma no Uruguai e em todo o sul do estado entre a noite desta quarta-feira (23) e a tarde de quinta-feira (24), incluindo em Pelotas. A previsão é de baixa da temperatura, o que, aliado ao ciclone, deve resultar em chuvas fortes acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo, ventos intensos e tempestades. Conforme boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicado nesta quarta-feira, as rajadas de vento podem atingir os 100 km/h.
A Defesa Civil do RS divulgou ontem (22) estado de alerta de risco hidrológico para todo o sul e centro-oeste do estado para hoje (23) e amanhã (24), o que significa que não devem haver inundações, mas sim, um nível moderado de chuva. A quantidade de chuva esperada durante esse período é de até 60mm.
Ainda de acordo com boletim da Defesa Civil publicado ontem (22), a tendência é que, na sexta-feira (25), o ciclone avance para o alto-mar e, à medida que isso acontece, a frente fria ganha força sobre o estado, intensificando os temporais.
Saiba como se proteger
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (SMS 40199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
- Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
- Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
(Informações: Instituto Nacional de Meteorologia)
Por Brenda Leal








