O Portal de Notícias da cidade de Pelotas

|

 14 de fevereiro de 2026

O Portal de Notícias da cidade de Pelotas

 14 de fevereiro de 2026
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Compartilhe essa notícia:

Primeiro dia do 13° Festival Internacional de Música do SESC conta com cortejo e orquestra

Entre 20 e 31 de janeiro, a cidade de Pelotas recebe o maior evento de música erudita da América Latina

Por Maria Clara Morais Sousa

O primeiro dia do 13° Festival Internacional de Música do SESC começou na última segunda-feira (20) em grande estilo. Com um cortejo musical no Largo do Mercado Público e uma apresentação da Orquestra Sopros de Novo Hamburgo no Teatro Guarany, o evento atraiu diversos admiradores e também contou com a participação da vice-prefeita de Pelotas, Daniela Brizolara (PSol).


O texto continua após o anúncio


P U B L I C I D A D E




O coordenador de música do SESC RS, Anderson Mueller, relata que a cidade “sempre acolhe o festival”. Essa boa recepção foi demonstrada a partir da presença da vice-prefeita, a qual entrou no cortejo musical entoando músicas de carnaval juntamente com o grupo “Ligados Blocos de Rua e Cordões”. 

Na abertura, oficializada no Teatro Guarany, o prefeito Fernando Marroni falou no seu discurso que considera Pelotas “a cidade da cultura”. Ele também afirma  que o festival e o intercâmbio cultural propiciado “nos conectam com a alma da cidade”.

Como prestigiar o Festival

Entre os dias 20 e 31 de janeiro, diversos espaços de Pelotas irão receber mais de 350 jovens alunos acompanhados de 50 professores, sendo 13 desses novos no festival. Serão 63 apresentações em igrejas, praças, teatros, Praia do Laranjal e no Mercado Público, todas com acesso gratuito para o público.

Na programação são contemplados 12 países, 20 estados do Brasil e 15 municípios gaúchos. A violista mineira, Sofia Amábile, diz que o festival é “bem inspirador, nos faz querer continuar e realizar nossos sonhos”. O projeto que ela faz parte, a Orquestra de Câmera SESC Minas Gerais, já oportunizou a vinda de 50 alunos para terras pelotenses em outras edições do festival.

Um dos destaques deste ano é o tributo “Sul em Concerto”, organizado por Evandro Matte, que foca na resistência gaúcha após as enchentes ocorridas em maio de 2024. A apresentação será no próximo sábado (25), às 20h na Praia do Laranjal. 

Também é destaque o espetáculo “Ecos da Charqueada” que resgata a herança afrodescendente da cidade, a apresentação será no dia 23, quinta-feira, na Charqueada São João e terá em seu itinerário os grupos: La Ventolera, Preto de Sapato, Kako Xavier e a Tamborada, além da performance da Cia de Dança Daniel Amaro.

O festival é uma realização do Fecomércio e da Lei Rouanet, e apoiada pela UFPel, UCPel, Unisinos, Nave, Ospa, Expresso Embaixador, Rodoil, Bibliotheca Pelotense e Ecosul.

Compartilhe essa notícia: