Por Sarah Cremonini
Um dos escritores nacionais mais requisitados dos últimos anos, Raphael Montes é um fenômeno que vem conquistando leitores ao redor do Brasil e do mundo com as suas histórias policiais com toques de horror.
No painel com a apresentadora pelotense Paula Blaas, o escritor contou sobre a sua trajetória no mundo literário desde o início, quando ainda escrevia os seus primeiros contos na adolescência em seu quarto e de como enfrentou a descrença de que havia espaço para obras do gênero policiais situadas no Brasil.
Assim que conseguiu lançar a sua primeiro livro, “Suicidas”, em 2010, Montes se tornou conhecido no mercado nacional e seguiu em uma onda crescente de publicações e indicações à prêmios importantes da literatura brasileira, incluindo o Prêmio São Paulo de Literatura e o Prêmio Jabuti, um dos mais importantes do país.
Além de ser romancista, Montes também é roteirista de diversas produções audiovisuais, incluindo as adaptações de suas obras. Em um momento do painel, ele contou que a ideia da história de “Uma Família Feliz”, surgiu em 2015 como um roteiro de filme e, após se encontrar com o diretor José Eduardo Belmonte, ambos decidiram dar vida à história. Porém, ao longo da produção longa, Montes foi criando novas ideias para incorporar na trama, mas não havia tempo de tela suficiente e então surgiu a motivação de tornar o filme em livro, lançado no primeiro semestre deste ano.
Nesta última sexta-feira (08), após o bate-papo, o autor seguiu para uma sessão de autógrafos com todos os mais de 300 leitores e admiradores que estavam na Tenda Cultural da Feira do Livro para acompanhar o seu painel. Ao todo, mais de 500 cópias foram assinadas no evento que foi até o início da madrugada de sábado (09), pois Montes fez questão de ter uma breve conversa e tirar fotos com todos que estavam presentes.
Ao todo, Raphael Montes possui 8 livros publicados: “Suicidas” (2010), “Dias Perfeitos” (2014), “O Vilarejo” (2015), “Jantar Secreto” (2016), “Bom Dia, Verônica” (2016), “Uma Mulher No Escuro” (2019), “A Mágica Mortal” (2023) e “Uma Família Feliz” (2024).