O Portal de Notícias da cidade de Pelotas

|

 14 de fevereiro de 2026

O Portal de Notícias da cidade de Pelotas

 14 de fevereiro de 2026
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Compartilhe essa notícia:

Sul em Concerto reúne grandes vozes do Rio Grande do Sul no Laranjal

Loma Pereira, Daniel Torres e Shana Müller participaram da apresentação com orquestra regida pelo maestro Evandro Matté

Por Maria Clara Morais Sousa

No sábado passado (25), a Praia do Laranjal foi palco do espetáculo “Sul em Concerto” cujo foco está em músicas gaúchas adaptadas para orquestra. Canções clássicas como  “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, “Merceditas” e “Castelhana” foram entoadas nas vozes dos cantores Daniel Torres, Loma Pereira e Shana Müller. O concerto foi uma homenagem à resiliência e união do povo gaúcho após a tragédia das enchentes em maio do ano passado. 


O texto continua após o anúncio


P U B L I C I D A D E




“A gente procurou estilos diferentes, já que temos mulheres e homens. Os arranjos foram preparados especialmente para esse concerto” diz Evandro Matté, maestro da orquestra. As músicas também foram pensadas nas heranças latinas que influenciam a cultura gaúcha. 

Músicos externos se juntaram a orquestra para tocar os maiores clássicos da música gaúcha. Foto: Maria Clara Morais Sousa

A orquestra foi composta por instrumentos tradicionais como violinos, violoncelos e de sopro, além da contribuição de músicos externos no violão, bateria e baixo para complementar a acústica. “Tocar a música da nossa terra e ver esse retorno maravilhoso é emocionante”, afirma Adriano Sperandir, porto-alegrense e guitarrista participante da apresentação. Os cantores fizeram um rodízio e cada um cantou sozinho, mas no final eles cantaram duas músicas juntos, incluindo “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor” e “Semeadura”. Loma Pereira afirma que se sentiu “honrada por participar de um evento tão potente e poderoso para o estado do Rio Grande do Sul”, segundo a mesma o festival é um “presente” para o estado.

Compartilhe essa notícia: