Por Maria Clara Morais Sousa
No sábado passado (25), a Praia do Laranjal foi palco do espetáculo “Sul em Concerto” cujo foco está em músicas gaúchas adaptadas para orquestra. Canções clássicas como “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, “Merceditas” e “Castelhana” foram entoadas nas vozes dos cantores Daniel Torres, Loma Pereira e Shana Müller. O concerto foi uma homenagem à resiliência e união do povo gaúcho após a tragédia das enchentes em maio do ano passado.
“A gente procurou estilos diferentes, já que temos mulheres e homens. Os arranjos foram preparados especialmente para esse concerto” diz Evandro Matté, maestro da orquestra. As músicas também foram pensadas nas heranças latinas que influenciam a cultura gaúcha.

A orquestra foi composta por instrumentos tradicionais como violinos, violoncelos e de sopro, além da contribuição de músicos externos no violão, bateria e baixo para complementar a acústica. “Tocar a música da nossa terra e ver esse retorno maravilhoso é emocionante”, afirma Adriano Sperandir, porto-alegrense e guitarrista participante da apresentação. Os cantores fizeram um rodízio e cada um cantou sozinho, mas no final eles cantaram duas músicas juntos, incluindo “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor” e “Semeadura”. Loma Pereira afirma que se sentiu “honrada por participar de um evento tão potente e poderoso para o estado do Rio Grande do Sul”, segundo a mesma o festival é um “presente” para o estado.









